quarta-feira, 16 de julho de 2008

HISTÓRIA DA FREGUESIA

Com uma área de 25,7 Km2 e cerca de 1900 habitantes, a freguesia da Ribeira de Fráguas tem a particularidade de ter no seu actual território dois lugares com mais de 900 anos, lugares esses que são: Telhadela e Fráguas, o primeiro documento que cita estes lugares data do ano 1100.
No Foral de Figueiredo e Bemposta, datado de 1514, alguns lugares da actual freguesia, tais como Pipa, Campo e Vilarinho aparecem no item respeitante à freguesia da Branca, o que nos indicia que nesta data Ribeira ainda não era freguesia, porém num documento de do ano 1527, já nos surge como freguesia, situação que se manteve até ao presente.
A exploração mineira é ancestral na região. Mas foi na segunda metade do séc. XIX que esta se intensificou. Destacamos as minas do Coval da Mó e da Volta de Telhadela, das quais se extraia cobre e chumbo.
O próprio topónimo Fráguas, indica-nos fornos ou fornalhas, local onde se fundia metais. De notar que bem perto de Fráguas existe um local com o sugestivo nome: Escoural, ponto onde depositavam as escórias resultantes das fundições.

Sem comentários: