segunda-feira, 3 de novembro de 2008

CIPRIÃO MIZ


No ano de 1598 nasce no lugar das Presas (Silva Escura), Cipriano Martinz, este homem viria a ser uma figura incontornável na história da Ribeira de Fráguas.
Em 1624 casa com Maria Marques de Estarreja, sobrinha do pároco da Ribeira, o casamento segundo se depreende do seu assento foi bastante concorrido, o que era raro para a época num meio rural com era (é) a Ribeira, este pormenor indicia-nos que eles seriam oriundos de uma classe social acima da média para os parâmetros da região.
Entre outras minudências sabemos que fixaram residência no Carvalhal, e que um dos seus descendentes foi o Licenciado do extinto termo (concelho) da Bemposta ao qual a freguesia pertencia.
É voz popular que terá sido um homem do Carvalhal que “construiu” a antiga igreja matriz (séc. XVII) da Ribeira, conta-se inclusive que terá levado até à exaustão várias juntas de bois, na ânsia de construir a dita matriz, tudo nos indica que foi este Cipriano Martinz, o impulsionador da obra.
Veja-mos: em 1650 ele encabeça uma escritura de obrigação de azeite para alumiar o Santíssimo Sacramento, no mesmo dia e ano é também o primeiro a subscrever outra escritura, esta para colocar o Sacrário na igreja, neste ano estaria iminente a inauguração da nova matriz.
A sua esposa morre em 1659, ano de elevada taxa de mortalidade na freguesia, talvez alguma epidemia por aqui tivesse grassado.
Em 1666 deixou legados de missas por sua alma e da esposa, como se pode ler no letreiro lítico (foto) que se encontra no interior da actual capela mortuária.
Faleceu em 1667 e deixou testamento, tal como a sua esposa, o que demonstra que era um casal de posses.
O seu nome foi proposto à comissão de toponímia para freguesia da Ribeira de Fráguas, apesar de devidamente elucidados alguns membros rejeitaram-no. Talvez um dia se corrija este erro, a ver vamos.

Sem comentários: